terça-feira, 6 de setembro de 2011

PROJETO ESTÚDIO ABERTO






Esse é um projeto que nosso grupo participou, ocorreu no dia 03/08/2011 no
MUSEU ABILIO BARRETO,  na AV. Prudente de Morais,apartir das 16:00 ás 19:00 horas, que tinha por finalidade disponibilizar o acesso a a musica e a cultura,  gratuitamenta e com entrega de cds e revistas para as
 pessoas que estavam presente ao local.

Contatos : contatosestudioaberto.blogspot.com
                 cinearberto.org.br
                 http://www.culturaejuventude.org/

FOTOS NA ONG









DIFICULDADES ENCONTRADAS NA ONG

Dificuldade
%
Em captar recursos
36%
Na gestão
19%
Em conseguir parcerias
17%
Elaboração de projetos
17%
Em conseguir voluntários
8%
Em realizar eventos
4%








             O que é interessante perceber é que a dificuldade em captar recursos esteja à frente de dificuldades na gestão da ONG. Pois, se há problemas na captação de recursos, isso também é um fator ligado à gestão, assim como conseguir parcerias e elaborar projetos.

segunda-feira, 5 de setembro de 2011

2ª PARTE DA FILMAGEM

2º parte da filmagem

DEPOIMENTOS SOBRE COMO FOI A ADOLESCENCIA DE CADA UM

Minha Adolescência – Marcelo Zanforlin Martins
A minha adolescência foi interessante porque pude vivenciar várias situações. Sempre me interagi com a vizinhança da rua em que morava. Éramos um grupo de pelo menos 20 amigos, que crescemos juntos e até da mesma sala na escola fomos a algumas séries. Sempre pratiquei esportes, por exemplo:
Futebol de salão, onde era da equipe do Colégio Batista Mineiro, Tênis de mesa aonde cheguei treinar na Federação Mineira e Vôlei, na Art., escola do Pelé, que joguei por um ano. Entrei na musculação aos 12 anos de idade, numa época que não era modismo como hoje. Fiz muitas viagens, conheci pessoas inesquecíveis que fazem parte da minha vida ainda hoje. É a fase da vida em que escolhemos os amigos de verdade,e dei muita sorte ! Gostava de fazer pequenas viagens de bicicleta, em cidades que têm cachoeira e também fazia muitas trilhas em Nova Lima. Resumindo. Minha adolescência foi perfeita!

Minha Adolescência – Camila Paiva Magalhães
Minha adolescência foi muito bacana e cheia de divertimento.
Eu sempre estudei pela manhã então à tarde eu tinha um tempo livre para estudar e fazer bale.
O bale foi muito importante para mim, pois era tão gratificante fazer uma coisa que eu amava eu tinha uma sensação de prazer quando ali eu praticava.
Os meus finais de semana era uma bagunça, eu ia para a fazenda com minhas primas Mariana e Marcela. Eu hoje paro e penso o quanto de coisas novas eu aprendi. Nos não parávamos um minuto. Andávamos de cavalo o dia todo, ajudava com os bois e vacas, nadávamos e alem de tudo apreendemos juntas as maldades do mundo. Íamos-nos todas as noites sozinhas para a cidade que era longe da fazenda. Aprendemos a ser corajosas, fomos sempre companheiras umas com as outras. Fui muito feliz nesta época descobri muita coisa com minhas primas. Não tenho o que reclamar e nem posso reclamar. O grande ponto negativo era a preocupação da minha mãe, mas hoje eu entendo porque ela e mãe e só queria proteger a cria dela. Mas não me arrependo de nada e não mudaria nada que eu vivi naquela época.



Minha Adolescência – Alan Messias
Como era bom, correr em meio à mata que havia perto de casa, brincar de policia e ladrão,pega-pega, finca, bolinha de gude,esconde-esconde, andar de bicicleta na pista cross bike que criamos, como já machuquei nela era um capote atrás do outro,jogar bola muito bom, carinho de rolimã esse sim era o favorito só que meus pais não gostavam que eu andasse por que era na avenida que acontecia a brincadeira,tinha uma ladeira enorme para descer e o fluxo de carro não era ta grande, mas o perigo era constante, por que carro nenhum respeitava o cruzamento que havia para atravessar, ir aos finais de semanas na cachoeira com a galera,brincadeiras que não tinham hora pra acabar, não precisávamos ficar tão preocupados com a criminalidade,como hoje ficamos,
Todo adolescente tem seu momentos negativos,como eu era gordinhos e baixos aquelas pessoas que não era meus amigos ficavam me zoando o tempo todo, colocando vários apelidos, isso era uma coisa que eu não gostava,andar sem camisa nunca mas por outro lado minha adolescência foi muito boa, são coisas que os jovens de hoje não fazem e nem conhecem,ficam surpresos quando comentamos de nossas brincadeiras antigas que vem perdendo espaços cada vez mas, com o crescimento populacional e avanços tecnológicos.

Minha Adolescência – Vinicius Henrique
Minha adolescência foi uma grande faze de aprendizado para mim, eu estudei no Instituto de Educação de Minas Gerais (IEMG), uma escola publica muito boa. Tenho boas lembranças dessa faze foi o período em que eu mais aproveitei para curtir com os amigos as coisas. Meus familiares também sempre foram presentes em minha vida, meus pais, tios e avós. Mas o que eu gostava de fazer mesmo era sai e zoar com os amigos, nunca fui muito o exemplo de "garoto exemplar" quando se refere aos estudos, mas sempre fiquei na media e aos poucos conquistando as minhas metas. No final das contas minha adolescência foi para mim uma experiência realmente importante sem tragédias ou coisas ruins para lembrar. Agradeço muito a Deus e aos meus pais, amigos e outros por tudo de bom que me ofereceram.


Minha Adolescência - Davidson Douglas
Minha adolescência posso dizer que teve seus bons e maus momentos, em relação a minha infância foi muito tranqüila e prazerosa. Tive o prazer de poder brincar e correr na rua com vários amigos.
Minha adolescência foi muito boa por ter compartilhado junto com meus amigos tanto nas horas boas quanto nas ruins, eles eram pra mim como uma família. Quando tinha 13 anos essa fase de alegria mudou um pouco devido uma noticia que minha mãe estava com (câncer). No começo fiquei deprimido por minha mãe, não ter mais aquele sorriso radiante mais em seu rosto. Com passar do tempo à doença foi aumentando e ficando mais complicada ate que em um dia que era pra ser de felicidade por ser aniversario de minha mãe ela veio a falecer.
Com isso tudo minha adolescência foi meio complicada pelo fato de não conseguir deixar a ficha cair sobre o ocorrido, meu animo era ruim, meus amigos me chamava para sair para distrai mais não queria saber de nada, mais o tempo foi passando eu fui começando a entender as coisas e estou feliz por pelo menos ter ficado junto com a minha mãe pelo menos 15 anos de minha vida ao lado dela e sei que estou conseguindo os meus objetivos que prometi pra ela e sei q ela sempre estará ao meu lado por isso por mais que seja complicado de entender as armadilhas da vida sei que minha adolescência foi muito boa por estar no começo ao lado dos meus amigos e uma grande parte junto com a minha mãe.

Minha Adolescência – Willian Douglas
As constantes mudanças socio-afetivas foram as principais mudanças ocorridas durante minha fase de adolescência. Como estudei todos os anos (Ensino Fundamental e Médio) em um mesmo colégio, meu ciclo de amizades, a principio, era consequentemente os mesmos, ou seja, na adolescência convivi com as mesmas pessoas na qual convivia quando criança.
              Quando completei 12 anos, virei atleta de Futsal e jogava no clube Minas Tênis todos os dias, criando determinada rotina. Portanto, criei dois grupos de relacionamento: o grupo de amigos de infância e o grupo dos jogadores de futsal. Isso fez com que eu  refletisse profundamente sobre quais dos dois grupos iria me manter.             
              Lembro-me que minha adolescência foi regrada pela disciplina e compromissos sempre seguindo orientações do meu treinador (aqui vejo a real importância do Profissional de Educação Física), porém eu gostava de conviver naquele ambiente, com as cobranças. A intervenção familiar foi extremamente importante, passando-me valores éticos e morais, porque nesta fase da vida, deixamos de ser imaturos de simplesmente brincar para assumirmos compromissos dos quais nunca havíamos pensado. A mudança é intensa.            .
              Portanto, vejo que minha fase de adolescência foi rica e satisfatória. Infelizmente, o contexto social não possibilita essa mesma vivência social que tive.

FILMAGEM NA SEDE DA ONG CONTATO

Filmagem na sede da Ong Contato

ALGUNS PROJETOS/INICIATIVAS DA ONG

ESTAÇÃO DIGITAL
A estação digital do Aglomerado da Serra tem por finalidade de contribuir com inclução digital da comunidade local; através de sua preparação para ultilização ativa,conciente e critica dos meios de informações e conhecimento.O projeto e desenvolvido pelo CONTATO-CRJ, em paceria com a
Fundação Banco do Brasil e a Prefeitura de Belo Horizonte.

OFICINA-ESCOLA DE ARTESANATO
Os  jovens participantes, artesãos-aprendizens produzem peças em cerâmicas com grande qualidade,
comecializando-as sob-encomendas. Trata-se de mais uma iniciatica  de estimulo ao empreendedorismo.

OFICINA-ESCOLA DE VASSOURAS
Projeto voltado para o empreendedorismo jovem, incentiva a formação de cooperativas de produção e promove a distribuição a partir de comecialização das Vassouras da Serra. O trabalho envolve reciclagem de garrafas pete procura doadores para colaborar.

ESTATUTO DA CRIANÇA E DO ADOLESCENTE – CORREÇÕES E SUGESTÕES SEGUNDO O FILME: RON CLARK - O TRIUNFO

Conceitos e Correções



Art. 1º Esta Lei dispõe sobre a proteção integral à criança e ao adolescente.
Art. 2º Considera-se criança, para os efeitos desta Lei, a pessoa até doze anos de idade incompletos, e adolescente aquela entre doze e dezoito anos de idade.
Parágrafo único. Nos casos expressos em lei, aplica-se excepcionalmente este Estatuto às pessoas entre dezoito e vinte e um anos de idade.
Art. 3º A criança e o adolescente gozam de todos os direitos fundamentais inerentes à pessoa humana, sem prejuízo da proteção integral de que trata esta Lei, assegurando-se-lhes, por lei ou por outros meios, todas as oportunidades e facilidades, a fim de lhes facultar o desenvolvimento físico, mental, moral, espiritual e social, em condições de liberdade e de dignidade.

CORREÇÃO: A ILUSÃO DO SENTIMENTO DE IMPUNIDADE: Os adolescentes tinham um comportamento no qual se sentiam impunes e livres. Seguindo informações do ECA, percebemos o fim da aplicação de punições para adolescentes, cujos são tratados com medidas de proteção em caso de desvio de conduta.

SUGESTÃO DE CORREÇÃO: PROGRAMAS QUE INCENTIVAM A EDUCAÇÃO E FORMAÇÃO DE PERSONALIDADE VOLTADAS COM VALORES MORAIS E ÉTICOS. REALIZAÇÃO DESDE A INFÂNCIA.

Art. 4º É dever da família, da comunidade, da sociedade em geral e do poder público assegurar, com absoluta prioridade, a efetivação dos direitos referentes à vida, à saúde, à alimentação, à educação, ao esporte, ao lazer, à profissionalização, à cultura, à dignidade, ao respeito, à liberdade e à convivência familiar e comunitária.

CORREÇÃO: OS PROFESSORES QUE PASSARAM ANTERIORMENTE NÃO TIVERAM PACIENCIA E TOLERANCIA FRENTE AO GRUPO DE ALUNOS.

SUGESTÃO DE CORREÇÃO: CURSOS DE CAPACITAÇÃO PARA PROFESSORES E EDUCADORES SABEREM LIDAR COM ADOLESCENTES INFRATORES. PARTICIPAÇÃO DA COMUNIDADE NO DESENVOLVIMENTO PSICOSOCIAL DO ADOLESCENTE.

Parágrafo único. A garantia de prioridade compreende:
a) primazia de receber proteção e socorro em quaisquer circunstâncias;
b) precedência de atendimento nos serviços públicos ou de relevância pública;
c) preferência na formulação e na execução das políticas sociais públicas;
d) destinação privilegiada de recursos públicos nas áreas relacionadas com a proteção à infância e à juventude.

Art. 5º Nenhuma criança ou adolescente será objeto de qualquer forma de negligência, discriminação, exploração, violência, crueldade e opressão, punido na forma da lei qualquer atentado, por ação ou omissão, aos seus direitos fundamentais.
CORREÇÃO: SOFRIMENTO DE BULLYING POR ALGUNS ALUNOS DO COLÉGIO.

SUGESTÃO DE CORREÇÃO: INTENSIVA PARTICIPAÇÃO DOS PAIS NA EDUCAÇÃO DO ADOLESCENTE.
Art. 6º Na interpretação desta Lei levar-se-ão em conta os fins sociais a que ela se dirige, as exigências do bem comum, os direitos e deveres individuais e coletivos, e a condição peculiar da criança e do adolescente como pessoas em desenvolvimento.
SUGESTÃO DE MELHORIA: FAZER COM QUE OS EDUCADORES COMPREENDAM QUE CADA ADOLESCENTE TEM SUAS PECULIARIDADES, ADVINDA DE UMA FAMILIA COM SEUS HÁBITOS CULTURAIS.
PRINCIPIO DA EQUIDADE: "TRATAR DESIGUALMENTE OS DESIGUAIS."

Adolescente

É considerado adolescente a pessoa com idade entre 12 e 18 anos. A maioridade absoluta é obtida a partir dos 18 anos. Caso o adolescente seja emancipado, ele pode assinar contrato antes dos 21 anos.

HISTÓRICO DA ONG

 CENTRO DE REFERENCIA DA JUVENTUDE
Organização da sociedade civil sem fins ,o CONTATO - Centro de Referencia da Juventude- foi criado em 1999 para estimular  e fortalecer  a mobilização de jovens que se propõem a refletir e implementar ações construtivas através da prática participartiva e da formação de grupos.
Seguindo a trajetoria de ações no âmbito de Conselhos da Juventude, o CONTATO passou a intergrar, em agosto de 2005,o quadro de representante de recêm-criado Conselho Nacional da Junventude, ligado a secretaria da Presidência da República.
FUNDADOR E GESTOR - DANIEL PERINI
FUNDADOR E GESTOR - GUSTAVO JARDIM
FUNDADOR E GESTOR - VITOR SANTANA

 A ONG CONTA COM UMA EQUIPE MULTIDISCIPLINAR:
Psicologo - Pedagogo - Jornalismo - Área Financeira - Músico - Artes Plásticas - Advogado - Cozinheira -
Filosofo - História - Turismo



DISCUSSÃO SOBRE ADOLESCÊNCIA

             
a) O que é Adolescência?
               Estágio secundário, logo após o primeiro estágio( infância) na qual começa a surgir o super ego, o adolescente passa a viver em seu próprio mundo, criado por ele mesmo. Passa a ser influenciado mais pelo meio em que vive do que pela genética, que seria o pacote de informações que o sujeito nasce com ela.
              Portanto, é um período da vida do ser humano onde se vai descobrindo a si mesmo e aos outros, construindo sua personalidade e o seus projetos de vida pessoal.

b) Como a adolescência deve ser vivida?
               Para ser vivida bem , antes de tudo o adolescente tem que entender vários aspectos culturais nos quais nossa sociedade impõe. O importante é ele conhecer limites e conviver com boas amizades, nunca o tratando como um adulto nem muito menos como criança. O diálogo é outra peça fundamental para a compreensão e conhecimento do adolescente. Muitas vezes predomina-se a intolerância fazendo com que o adolescente se revolte no meio social.

c)  De que forma o adolescente pode ser feliz?
               Como em sala já estudado, em Psicologia do Desenvolvimento, devemos parar de antecipar os estados de desenvolvimento, assim não acarretando um amadurecimento precoce para o adolescente e, fazendo com que ele tome decisões que não seriam necessária para aquele momento. 
Abaixo seguem alguns conceitos sobre o que é felicidade na adolescência:

"A amizade desenvolve a felicidade e reduz o sofrimento, duplicando a nossa alegria e dividindo a nossa dor."

"Ser feliz sem motivo é a mais autêntica forma de felicidade."

"O segredo da felicidade é encontrar a nossa alegria na alegria dos outros."

"Não existe um caminho para a felicidade. A felicidade é o caminho."



CONCEITO DE ADOLESCENCIA SEGUNDO O GRUPO

 
        
           Segundo as opiniões e conceitos do Grupo acerca da adolescência, percebe-se que todos vivenciaram com  intensas emoções, experiências, conflitos e contradições. Deixamos de ter atitudes de crianças. Conhecemos novos ciclos e amizades e valorizávamos o lado psicoafetivo. 
          Adolescência é a fase do desenvolvimento humano que marca a transição entre a infância e a idade adulta. Com isso, essa fase caracterizou-se por alterações em diversos níveis - físico, mental e social - e representou um processo de distanciamento de formas de comportamento e privilégios típicos da infância e de aquisição de características e competências que o nos capacitou a assumirmos os deveres e papéis dos adultos.
Esta é uma fase da vida na qual ocorrem muitas mudanças: surgem alterações no corpo, que deixa de ser infantil para tornar-se adulto e transformações de comportamento que servem para a construção da identidade, momento em que o adolescente deixa de lado os valores dos pais para criar seus próprios valores que podem vir a ser idênticos aos dos pais assim como podem ser totalmente divergentes dos valores paternos ou uma mistura entre os valores semelhantes e os divergentes.“Filho criado, trabalho redobrado.” Esse conhecido ditado popular ganha sentido quando chega a adolescência. Nessa fase, o filho já não precisa dos cuidados que os pais dedicam à criança, tão dependente. Mas, por outro lado, o que ele ganha de liberdade para viver a própria vida resulta em diversas e sérias preocupações aos pais.

"A adolescencia é uma fase da vida em que descobrimos as coisas que existe de especiais nesse universo imenso e repleto de coisas interessantes e valorosas."